quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Resenha: "Em Chamas", de Suzanne Collins

Livro: Em Chamas
Título Original: Catching Fire
Série: Jogos Vorazes
Autor(a): Suzanne Collins
Páginas: 416
Editora: Rocco
Sinopse: "Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Os jogos completam 75 anos, momento de se realizar o terceiro Massacre Quaternário, uma edição da luta na arena com regras ainda mais duras que acontece a cada 25 anos. Katniss e Peeta, então, se veem diante de situação totalmente inesperada e, dessa vez, além de lutar por suas próprias vidas, terão que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem."

 Em Chamas é a continuação de Jogos Vorazes e considerado o melhor da trilogia por muitos fãs. Se há o medo de não se comparar ao primeiro, é bobagem. É muito, muito melhor que o primeiro.
Katniss Everdeen, a garota em chamas, você acendeu uma fagulha que, se não for contida, pode crescer e se transformar num inferno que destruirá Panem.” 
 Nesse livro, Katniss percebe que ter ganhado os Jogos não significa que ela se livrou da Capital. Justamente por ter vencido com Peeta, algo antes inédito, pelo seu ato de desafiar as regras, ela agora é um alvo e uma inspiração. Mas claro que ela não sabe disso até ser visitada pelo Presidente Snow no dia do começo de sua Turnê da Vitória pelos Distritos. A mensagem é clara: Ou ela convence a todos (melhor, a ele) que foi um ato apaixonado ou todos que ama morrem.
Não é estranho o fato de eu saber que você arriscaria a sua vida para salvar a minha... e ao mesmo tempo não saber qual é a sua cor favorita?
 Decidida a fazer o que for preciso para aquietar o povo, Peeta e ela começam a Turnê. Porém, tudo parece fracassar. A realidade é que o fingimento nunca vai acabar, não importa quanto tempo passe. Por mais que goste de estar com Peeta e que ele a ajude a evitar pesadelos, não é um futuro juntos por obrigação que ambos desejam. Mas não parece haver outra saída. A última cartada é um casamento entre o "casal apaixonado". Nem isso é o bastante. As rebeliões são mais do que apenas uma fagulha.
Porque, às vezes, acontecem coisas com as pessoas com as quais elas não estão preparadas para lidar.
 A única solução é fugir. Isso se a Capital não fosse mais rápida e começasse um regime rigoroso no Distrito 12, no qual Gale é chicoteado. A pobreza já era grande, mas agora é muito pior.
"...Para provar quem nem os mais fortes vencem a capital"
 Todos da Capital participam das preparações para o casamento, escolhendo e eliminando os vestidos. No entanto, o Massacre Quartenário dos Jogos Vorazes está chegando. E o diferencial desse será os tributos vencedores, um homem e uma mulher, de cada Distrito terem que competir novamente, para mostrar a força da Capital aos rebeldes. Katniss não tem escapatória. A sua única esperança é poder salvar Peeta, dependendo da promessa de Haymitch.
"Quer um torrão de açúcar? É para os cavalos, na realidade, mas quem se importa? Eles podem comer açúcar anos e anos ao passo que eu e você... bom, se a gente encontra alguma coisa doce pela frente é melhor agarrar com rapidez."
 Como vencedores, todos são assassinos experientes. Não são crianças. Será ainda mais sangrento. Pior ainda para os dois, que são novos e não tem amizades com ninguém, o que significa estar sem aliados e se tornarem alvos para os outros. Peeta e Katniss conseguem aliados, entre eles Finnick Odair, Mags, Beetee e Johanna Mason.
"Eles não podem me fazer nenhum mal. Não sou como vocês. Não há mais ninguém no mundo que eu ame."
 Dessa vez, ninguém parece disposto a morrer nos termos da Capital. Algo a mais está acontecendo. A Capital vai ser desafiada? Seria as consequências suportáveis?
"Matar ou morrer. Não há escolha. Na arena, o mais capaz vence. Os Jogos Vorazes continuam."
 Aí vai mais uma resenha minha! Engraçado como flui fácil quando se ama o livro do qual se escreve, não é? Espero não ter soltado spoilers demais, hi hi. Juro que tentei ser discreta, mas deixei o final em paz para vocês lerem por si mesmos. Vale a pena! Enfim, espero que tenham gostado! :)

Postado em: Cifjeen Book's


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Chrome Pointer