sábado, 30 de agosto de 2014

Resenha: "A Esperança", de Suzanne Collins

Livro: A Esperança
Título Original: Mockingjay
Série: Jogos Vorazes
Autor(a): Suzanne Collins
Páginas: 424
Editora: Rocco
Sinopse: "Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?"



 O último livro da trilogia não torna a vida de Katniss mais fácil não. Ela está mais encrencada ainda.
"Meu nome é Katniss Everdeen. Eu tenho 17 anos de idade. Minha casa é o Distrito 12. Eu estava nos Jogos Vorazes. Eu escapei. A Capital me odeia. Peeta foi feito prisioneiro. Ele é considerado morto. O mais provável é que ele está morto. É provavelmente melhor se ele estiver morto..."
 A revolução está acontecendo. Para fortalecê-la e dar esperança a todos os Distritos, Katniss precisa ser o Tordo. É isso que o Distrito 13 deseja dela, sua imagem.
"Eu quero todos observando – quer esteja no lado da Capital ou no lado dos rebeldes – para parar por um momento e pensar no que poderia significar essa guerra. Para os seres humanos. Nós quase fomos extintos lutando entre nos mesmos antes. Agora os nossos números são ainda menores. As nossas condições mais atenuantes. É realmente o que queremos fazer? Matar-nos completamente? Na esperança de que – o quê? Alguma espécie decente herde os resíduos fumegantes da terra?"
 Demora um tempo, porém ela aceita com a condição de que os Tributos Vitoriosos capturados pela Capital sejam poupados, independentemente do que tenham feito, após ter visto como usavam Peeta contra ela. No começo, é somente para salvar as pessoas que ama, mas depois ela entra realmente no papel e se torna o rosto da revolução contra a Capital, desafiando Snow. Ela que matá-lo com as próprias mãos.
"Se nós queimarmos, você queimará conosco!”
 Katniss não quer ser somente uma imagem para o povo, ela quer participar da revolução ativamente, chegando a fazer pontoprops em meio a ataques em outros Distritos e a treinar para que pudesse por si mesma entrar na batalha final.
"Rompantes têm vida curta. São as histórias que duram."
 Peeta, mesmo capturado, consegue avisar sobre o ataque ao Distrito 13, sendo punido em frente as câmeras antes das imagens serem cortadas. Por conta disso, ele salva todas as vidas do Distrito, que se escondem na parte mais profunda das instalações.
"É melhor não ceder a isso. É dez vezes mais demorado se recuperar da crise do que entrar nela."
 Um dos maiores baques contra Katniss é o resgate de um Peeta... Totalmente torturado pela Capital, de uma forma tão cruel e com o claro objetivo de derrubar a força do Tordo. Mas ela não é derrubada e então começa o que todos esperavam desde o primeiro livro: a luta contra a Capital no auge, tudo ou nada.
"Não aguento mais as pessoas mentindo para mim pelo meu próprio bem. Porque, na realidade, elas fazem isso principalmente pelo bem delas próprias."
 Quando eles entram na Capital, para derrotar o regime e o Presidente Snow, temos mais uma vez muito sangue derramado. A Capital se torna mais uma edição dos Jogos Vorazes para Katniss, só que dessa vez é mais sério ainda. Muitas pessoas acabam morrendo no caminho para que os outros possam avançar. E então mais um baque em Katniss, a morte de alguém muito importante que a faz mudar o que pensava: Seria somente a Capital a sua inimiga?
"Nós somos volúveis, seres estúpidos com memória fraca e um grande talento para a auto destruição (...)"
Mesmo que os Distritos de libertem, o final não parece nada perto de ser feliz.
"Então, depois, quando ele sussurra:
- Você me ama. Verdadeiro ou falso?
Eu digo a ele:
- Verdadeiro."


 Só tenho que garantir pra vocês que vale a pena ler MESMO, eu achei o final real, sem blá-blá-blá, coisas maravilhosas caindo do céu. Um final digno. E aqui se encerra a trilogia que é boa do começo ao fim <3 Espero que tenham gostado da resenha! :)

Postado em: Cifjeen Book's

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Chrome Pointer